ORIENTAÇÕES
PRÉ E PÓS-OPERATÓRIA
ORIENTAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS
Algumas dicas são importantes e ajudam bastante para o dia da cirurgia:
JEJUM
Jejum completo de 8 horas antes do horário agendado, tanto para líquidos e sólidos. Pode-se tomar as medicações de uso contínuo com pequeno gole de água.
USO DE MEDICAÇÕES
Antiagregantes e Anticoagulantes (AAS/Aspirina, Xarelto, Heparina, Marevan) devem ser verificados com o seu médico com antecedência para orientação de data ideal para suspensão.
Medicações para hipertensão (pressão alta): tomar normalmente, mesmo no dia da cirurgia, durante o jejum.
Medicações para diabetes:
-
Medicações via oral: não tomar no dia da cirurgia
-
Insulina: tomar metade da dose usual no dia da cirurgia
ORIENTAÇÕES PARA O HOSPITAL
Levar roupas confortáveis e produtos de higiene pessoal
Levar todos exames pré-operatórios
Não esquecer de Documentos pessoais / Carteira do convênio / Autorização do convênio caso necessário
Levar as medicações de uso contínuo
Acompanhante adulto
ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS
REPOUSO
Mesmo após procedimentos menores, um repouso relativo é importante no pós-operatório, devendo-se evitar pegar peso e atividades físicas intensas. Este período pode variar de alguns dias até períodos maiores de 1 mês, a depender da cirurgia realizada. Por outro lado, na maioria dos casos, é recomendado que o paciente tenha deambulação precoce, sente em poltrona. Não é recomendado que os pacientes em no pós-operatório passem o dia deitados na cama.
CUIDADO COM FERIDAS
Nas cirurgias em que há cortes, mesmo que pequenos, é importante lembrar-se sempre de manter as feridas operatórias limpas e secas, com troca de curativo enquanto a cicatrização não estiver completa. Normalmente, é realizada a troca de curativos diários no período de até 7 dias do procedimento.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS POR PROCEDIMENTO
-
Postectomia (fimose): Cuidados com o curativo nos primeiros dias. Evitar relação sexual por 40 dias após o procedimento.
-
Vasectomia: Manter método contraceptivo até confirmação do sucesso cirúrgico pelo espermograma - normalmente em 3 meses da cirurgia.
-
Colocação de cateter Duplo J: Apesar de muitos pacientes referirem não perceberem o cateter, é possível que ocorram alguns incômodos como cólicas ou desconforto ao urinar. O principal é que o paciente não pode perder o acompanhamento após passado o Duplo J, pois ele precisa ser RETIRADO.
-
Procedimentos que tem alta com Sonda Vesical de Demora: Apesar de ser simples de manipular, é importante a orientação da equipe médica e de enfermagem sobre o correto manuseio. É normal sair um pouco de urina ao redor da sonda e ter incômodo durante o uso. Caso haja interrupção do fluxo de urina pelo coletor (entupimento da sonda), o paciente deve avisar seu urologista imediatamente e procurar o pronto atendimento.